Latino

Vinicius Soares (Palco Digital) e Latino

Latino é um hitmaker. Seus 30 anos de carreira repletos de grandes sucessos que mesclam estilos tão diferenciados, são um norte para compreendermos seu posicionamento artístico e visão de trabalho. Desde julho de 2021, a Palco Digital atende o cantor quanto à estratégia digital para lançamentos. 

Com uma base de público mais velha, que não interagia com novidades aliada à uma repercussão de lançamentos abaixo do esperado, o primeiro desafio era começar uma mudança de cenário com o single Exxxquece, canção de autoria do próprio Latino, com produção de Dennis DJ. Um lançamento repleto de desafios, mas, que se transfromou em um caso de sucesso capaz de reposicionar o cantor para a audiência jovem.

Entendendo o Contexto

Exxxquece seria lançada com DJ Ivis, um feat. especial de um artista que até então figurava no TOP 10 das paradas. Com sua prisão que ganhou repercussão nacional (faltando 2 semanas para o lançamento) todo o planejamento de quase 40 dias precisou ser alterado de forma brusca. O DJ estaria fora do projeto.

O prejuízo financeiro gerado foi grande. Material gráfico, clipe, distribuição, conteúdos, tudo precisou ser refeito. O investimento em marketing para as ações foi reduzido ao extremo. Com esse cenário, começamos os trabalhos.

Pré-Lançamento

O principal desafio do lançamento era reposicionar Latino para a audiência jovem. Usar todo o potencial de entrega das plataformas para começar uma renovação de audiência, a missão. A ação de pré-lançamento entendeu isso bem.

Primeiramente criamos uma área VIP para entregar a canção antecipadamente aos superfãs do artista. Ao se cadastrar, a audiência era levada a interagir com as redes-foco do lançamento: You Tube, Spotify e Tik Tok.

Esse último, recém criado, era a aposta para a comunicação com o público teen.

Geramos mais de 100 mill leads e começamos a popular principalmente o recém criado Tik Tok do artista.

Para aquecer a base, Latino postou (ao lado de sua filha Bruna) a coreografia da música. O efeito viral começa aqui. O conteúdo integrou as recomendações da plataforma na aba “For You” e antes do lançamento, a faixa já começava a ser usada em vídeos e duetos.

O vídeo em questão alcançou 100 mil visualizações em um dia.

Lançamento

Sem sombra de dúvidas o Tik Tok dirigiu o consumo da música. Exxxquece caiu no gosto de alguns dos maiores influenciadores da plataforma que impulsionaram o lançamento para outras milhares de pessoas.

Uma audiência jovem, na faixa entre 16 e 20 anos que adotou a canção como o novo viral.

O mais novo viral do Tik Tok levou os fãs a criarem desafios e enquetes de forma espontânea. Como essa que mostrava a coreografia de Becca (influenciadora com mais de 14 milhões de seguidores) e QSL (influenciadora coreana, isso mesmo, coreana) e pedia votos para a melhor performance.

Mais de 13 milhões no Tik Tok

A hashtag #exxxquecechallenge, usada para monitorar a ação registrou mais de 13 milhões de visualizações.

1 milhão de visualizações no You Tube

Alcançamos 1 milhão de visualizações no You Tube nos primeiros 30 dias de lançamento.

Hype nos Podcasts

A exposição também trouxe convites dos maiores podcasts do Brasil, formato que levou o artista para mais perto de sua audiência e ajudou a impulsionar os resultados. 

Dobramos a audiência no Spotify

Quase meio milhão de pessoas passaram a ouvir o artista no Spotify, dobramos sua audiência e inserimos a nova faixa entre as mais tocadas do repertório da plataforma que antes, via popularidade em sucessos antigos.

Repercussão em Rádio e TV

Impulsionada pelo trabalho digital, Exxxquece levou Latino à mídia aberta com um volume que há tempos não se via. Como ele mesmo disse “Desde quando lancei Kuduro eu não via tantos convites e exposição em tantos lugares diferentes.”

Transamérica, Mix, Fm O Dia, Jovem Pan e inúmeras rádios de todo o Brasil executam a faixa que é uma das mais pedidas das programações.

Suas participações em programas de TV estão atraindo audiência e gerando mais convites, como a que aconteceu no programa Domingo Legal de Celso Portiolli que alcançou o primeiro lugar no dia de sua participacão.

Latino no Programa Domingo Legal
Latino no rádio Transamérica
Latino no Programa do Ratinho
Latino no Hora do Faro

© Copyright 2020 Palco Digital / Todos os direitos reservados